segunda-feira, 23 de abril de 2007

Um calduço e um Galo na TESTA

Meus amigos...

Neste momento a minha vergonha devia-se sobrepor a tudo.
Devia-me refugiar nela e não contar absolutamente nada do que se passou em minha casa, ontem, por voltas das 16 horas.

Mas o surrealismo foi tal, e o facto de eu poder não estar aqui para contar a história, obrigam-me a escrever sobre o assunto.

A cena passa-se em minha casa. Domingo. 16 Horas. Praticamente em jejum. De ressaca de umas 4 ou 5 horas seguidas de Prison Break ... Calor abrasador!

Dirijo-me para o quarto, mas antes tenho a brilhante ideia de fechar a porta do roupeiro.
Viro-me de costas para ele e arranjo uns livros que estão na estante, e de repente...
... (tal como no Prison Break) pensei... ATACARAM-ME... VIERAM-ME MATAR...

Que grande "TRAULITADA" na carola que eu levei... de tal maneira, que imediatamente a seguir vou de TESTA à estante (a tal onde arrumava livros) e a estante faz uma inclinação tal que ainda conseguiu partir-me uma moldura e "amachucar-me" o chão...

Tipo Dominó, estão a ver? onde por acaso, eu até era uma das peças!

Pois bem, o que aconteceu foi que a porta do roupeiro resolveu cair!

"Atacou-me" pelas costas... Ah... e só um pormenor: A porta que deve pesar uns 1000 Kilos... Não! Para aí 1500 kg.

Naquele momento, com as mãos a segurar a estante, e a cabeça... a segurar a porta, pensei: "Pronto, chegou o meu dia.... Já estou a ver a luz ao fundo do túnel! Já morri"... Mas com muita calma endireitei a estante, a P*#+ da porta, e a seguir endireitei-me a mim... Levei as mãos à cabeça receando que tanto sangue me sujasse o chão todo da sala, mas estranhamente...... só tinha mesmo um galo na testa, e umas valentes tonturas...

CEFALEIA... foi aquilo que tive a seguir. Fiquei contente, porque finalmente está aqui o primeiro grande motivo para escrever sobre o nome do meu blog...

Agora até me consigo rir do rídiculo episódio de, em menos de nada, ter levado com muitos kilos na cabeça e um belo galo na testa! LINDO!

Foi assim o meu "doloroso" fim de semana.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Força mas não Muita!


A conselho de alguns, comprei a Visão desta semana para ler o artigo do António Lobo Antunes.
Só posso dizer que... É ARREPIANTE!

Impressionante aquele "sangue frio" para dizer tudo o que sente, sem medos, mesmo que (pelo que me pareceu) a Força não seja muita neste momento.

Resumindo... o que se passa é que o EXMO. António Lobo Antunes foi operado de Urgência depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

9 ou 10 dias depois de ter sido submetido a uma delicada operação, Lobo Antunes escreve a crónica numa cama do Hospital de Santa Maria e com uma frieza impressionante, chega a pedir à revista que "entendam a caligrafia tremida".
Lobo Antunes, ao escrever esta crónica, prova que nem uma cama de Hospital faz parar alguém que AMA o que faz. Por isso mesmo, a Visão chama-lhe: "Uma Crónica de Coragem".

Do que mais gostei na crónica foi da ideia e do sentimento real que um "doente" deve sentir neste momento. Lobo Antunes consegue passar tudo isto, de uma forma arrepiante para o leitor.

"Não acreditava que um dia destes chegasse. E agora, Março de 2007, veio com a brutalidade de uma explosão no peito. Não imaginava que fosse assim, tão doloroso e, ao mesmo tempo, tão pouco digno como a velhice e a decadência. Tão reles. O olhar de pena dos outros, palavras de esperança em que não têm fé" – escreve Lobo Antunes.
Lobo Antunes chega a confessar o ser desespero, angústia e falta de Coragem/Força, tudo isto misturado por uma inabalável esperança dada por um médico, amigo de longa data, "uma das muito poucas pessoas a quem entregaria sem hesitações o meu corpo".

Impressionante também a parte em que relata que o médico Henrique estava, enquanto lhe fazia um tac, "atrás de um vidro, sério, a apertar a boca" e disse "Opero-te amanhã de manhã". A sensação deve ser estranha... Por um lado: "estou lixado", por outro: "É este gajo que me vai salvar".

Lobo Antunes deixa a ideia de que amanhã não será o mesmo ao afirmar que "isto alterou, de cabo a rabo, a minha vida".

Pessoal, bora aí dar algum valor à vida? Aproveitar o que está bem hoje, porque amanhã ninguém sabe o que vai acontecer?

O meu desejo é obviamente que Lobo Antunes fique bom rapidamente e que volte a fazer aquilo que mais gosta e melhor sabe (e se sabe!)...

... "Mas uma coisa de cada vez, não é Henrique?"

São 5 minutos de "lição de vida", que valem bem a pena!

domingo, 15 de abril de 2007

IRS!!!


São neste momento 00:02 e acabei de "entregar" a declaração de IRS 2006.

Não há paciência para tamanha burocracia, códigos, complicações, e palavras parvas, que ninguém percebe nada! Porquê RENDIMENTOS; COLECTAS; RETENÇÔES; DEDUÇÔES; NIF; NIPC?????
Não dá para meter um campo a dizer: "Quanto recebeste?"... No final podiam resumir tudo a: "Quanto mais recebes, mais pagas!"

Estou cansado, mas confesso... dá-me gozo esta adrenalina de entregar o IRS a 5 minutos de terminar o prazo, o que significaria pagar uma COIMA (palavra bonita esta também).
Vou-me deitar, porque entre o IRS e uma reunião de tráfego à segunda de manhã, não sei não!

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Real Indiano

Em ressaca de uma profunda tristeza, em relação ao não apuramento do meu GLORIOSO para as meias finais da Taça Uefa, sou levado a almoçar a um restaurante Indiano!

Ora bem... eu ainda tentei explicar que não gostava de Indiano, mas todos fizeram por não me ouvir.

Digo-vos sinceramente que não percebo esta recente euforia com os restaurantes Japas; Indianos; Tailandeses; etc.

Será que foi preciso chegar ao século XXI para perceberem que também se comia em países asiáticos?

Confesso: Não gosto daquela comida... Pica que dói, e ainda por cima puxa pelo alcóol (sangria, pois claro), o que dificulta (e muito) quando há muita coisa para fazer numa tarde de sexta-feira.
Enfim... Vamos tentar!