quarta-feira, 18 de abril de 2007

Força mas não Muita!


A conselho de alguns, comprei a Visão desta semana para ler o artigo do António Lobo Antunes.
Só posso dizer que... É ARREPIANTE!

Impressionante aquele "sangue frio" para dizer tudo o que sente, sem medos, mesmo que (pelo que me pareceu) a Força não seja muita neste momento.

Resumindo... o que se passa é que o EXMO. António Lobo Antunes foi operado de Urgência depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

9 ou 10 dias depois de ter sido submetido a uma delicada operação, Lobo Antunes escreve a crónica numa cama do Hospital de Santa Maria e com uma frieza impressionante, chega a pedir à revista que "entendam a caligrafia tremida".
Lobo Antunes, ao escrever esta crónica, prova que nem uma cama de Hospital faz parar alguém que AMA o que faz. Por isso mesmo, a Visão chama-lhe: "Uma Crónica de Coragem".

Do que mais gostei na crónica foi da ideia e do sentimento real que um "doente" deve sentir neste momento. Lobo Antunes consegue passar tudo isto, de uma forma arrepiante para o leitor.

"Não acreditava que um dia destes chegasse. E agora, Março de 2007, veio com a brutalidade de uma explosão no peito. Não imaginava que fosse assim, tão doloroso e, ao mesmo tempo, tão pouco digno como a velhice e a decadência. Tão reles. O olhar de pena dos outros, palavras de esperança em que não têm fé" – escreve Lobo Antunes.
Lobo Antunes chega a confessar o ser desespero, angústia e falta de Coragem/Força, tudo isto misturado por uma inabalável esperança dada por um médico, amigo de longa data, "uma das muito poucas pessoas a quem entregaria sem hesitações o meu corpo".

Impressionante também a parte em que relata que o médico Henrique estava, enquanto lhe fazia um tac, "atrás de um vidro, sério, a apertar a boca" e disse "Opero-te amanhã de manhã". A sensação deve ser estranha... Por um lado: "estou lixado", por outro: "É este gajo que me vai salvar".

Lobo Antunes deixa a ideia de que amanhã não será o mesmo ao afirmar que "isto alterou, de cabo a rabo, a minha vida".

Pessoal, bora aí dar algum valor à vida? Aproveitar o que está bem hoje, porque amanhã ninguém sabe o que vai acontecer?

O meu desejo é obviamente que Lobo Antunes fique bom rapidamente e que volte a fazer aquilo que mais gosta e melhor sabe (e se sabe!)...

... "Mas uma coisa de cada vez, não é Henrique?"

São 5 minutos de "lição de vida", que valem bem a pena!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vasco bom blog!