quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma Má Notícia, num Bom Dia!

Fonte: Público
Aos 74 anos
Morreu João Bénard da Costa
21.05.2009 - 09h35 PÚBLICO
João Bénard da Costa morreu hoje, aos 74 anos. Divulgador de cinema, director da Cinemateca Portuguesa desde 1980, Bénard da Costa nasceu a 7 de Fevereiro de 1935.

A notícia foi confirmada ao PÚBLICO pelo sub-director da Cinemateca, Pedro Mexia (cronista deste jornal). Mexia assumiu o cargo de director interino da Cinemateca, depois de Bénard da Costa se ter submetido a uma operação, no final do ano passado.

João Pedro Bénard da Costa, licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, foi um dos fundadores da revista "O Tempo e o Modo", dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidia à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal.

João Bénard da Costa dedicou-se ainda à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, grande parte dos quais de Manoel de Oliveira.

Pelo trabalho à frente da Cinemateca, Bénard da Costa foi condecorado em Setembro passado pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, com a medalha de mérito cultural.

Na última crónica que escreveu para o PÚBLICO, datada de 7 de Dezembro de 2008, João Bénard da Costa refere, em tom autobiográfico, já no final do texto, intitulado "Tempo Turvo: regresso a Crisitina Campo": "Nesta crónica, se falei noutra coisa, foi só porque me distraí muito. Dos meus defeitos, talvez seja o maior".

1 comentário:

RFM disse...

A má noticia já percebi. Agora o que é que tem de Bom dia?