quinta-feira, 3 de julho de 2008

Lição de Vida

Na sequência do post anterior e de vos ter “dito” que estava concentrado em realizar alguns sonhos, mesmo que estejam recalcados... Li recentemente um artigo que me fez correr para as livrarias à procura de uma "história" que achei imediatamente... apaixonante!

Trata-se de um Homem (Professor Randy Pausch) a quem foi detectada um cancro no pâncreas já bastante metastizado. O diagnóstico foi bem claro... 3 a 6 meses de vida, no máximo!

É aqui que tudo “começa”. O Professor, casado e pai de três filhos pequenos, da forma mais cruel e real possível, optou por dar a sua “Última Aula”.

O professor fez questão de dizer logo no início que a sua Última Aula, não seria sobre a morte, mas sim... sobre a VIDA. A palestra iria centrar-se então, no adulto que foi e como realizou os sonhos a que se propôs quando era criança.

O Professor, ao entrar na sala, foi imediatamente aplaudido de pé, mesmo antes de falar: “Façam-me merecer”, pediu.
Falou dos seus sonhos, brincou com a despedida, cantou os parabéns à mulher e até fez flexões para provar que estava bem de saúde.
Um autêntico Hino à vida, sem dramas, ao qual juntou ainda a coragem de decidir que a sua aula fosse filmada, para que os seus filhos pudessem ficar com uma recordação de toda esta lição de vida.

É realmente fantástico, como alguém no auge da sua carreira, com uma família feliz e provavelmente no melhor momento da sua vida, diz agora que: “Não foi falta de sorte, é triste, mas não penso que seja injusto. A raiva nunca ajudou a melhorar a situação!”.

Perante tudo isto, diz só ficar triste pelos filhos: “É como empurrar a minha família para um precipício”, mas para isso, diz ainda que: “está a aproveitar o seu tempo para fazer redes de protecção, que amparem a queda”.

Embora debilitado, Randy Pausch continua vivo, além dos 6 meses que estavam previstos.
Aproveita todos os últimos dias de vida para estar junto da família e proporcionar já a concretização de alguns sonhos aos seus filhos.
Os vídeos da sua última aula, são hoje famosos e dos mais vistos no YouTube.
A mulher (que assistiu à Última Aula) no final da palestra, abraçou-o e pediu-lhe que “não morresse”, mas isso é a única coisa que Randy Pausch não pode fazer.

É por histórias como esta, que acredito cada vez mais que os Momentos são para ser vividos... são para ser partilhados e que, apesar de tudo... ainda vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos. Sempre, com um sorriso!

(estou de partida para Barcelona... até para a semana!)

4 comentários:

Tixa disse...

bem... com um grande sorriso fiquei eu... ao ler esta história... e com os pelinhos todos em pé....
simplesmente fantástico!!!!!

beijocas e boa viajem a Barcelona (confesso que fico com um pouco de inveja... mas um dia hei-de lá ir)

Whitesoul disse...

Vi o video há algum tempo (aliás este homem foi motivo de notícia nos telejornais), é simplesmente emocionante a coragem e aparente serenidade e simplicidade com que este homem encara o final da sua vida.

Anónimo disse...

vi-o na Oprah, é uma grande lição de vida...

Dora disse...

Vi este gajo na Oprah e o discurso dele impressionou-me...