terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dia#8 - Final e Conclusão!

Acordo e nem imaginam o que me apetece… Não! Não! Calma… não é isso que estão a pensar.

O que me apetece é exactamente aquilo que acabei de fazer há 12 horas atrás… Passear por Évora e ir tomar o pequeno almoço ao "Arcada"! :)
Apressei-me no banho, cumpri o desejo e segui viagem.

Mais umas cidades/aldeias/vilas (surpresa agradável em Serpa) e depois caminho até Algarve onde concluo a 8ª e última etapa desta minha volta a Portugal.

É verdade. Chegou ao fim! Foi boa a sensação de parar o carro e dizer: “Já está! Missão cumprida!”
Bebo agora o meu gin tónico na varanda e contemplo o “arrepiante” pôr do sol.

Olho para trás e penso que mereço este momento!

Agora é só gozar os dias de “verão” que aí estão e fazer uma praínha... Não! Não é estúpido ir à praia. Neste preciso passam aqui na Marina, alguns ingleses de toalha, chinelo e colchão insuflável debaixo do braço.

Para terminar, acho que devo fazer uma pequena conclusão do que foi esta viagem.
Por curiosidade fui ver o que tinha escrito no “post” antes de arrancar e curiosamente sinto que fiz tudo aquilo a que me propus: Meti o carro nas estreitas ruelas do alto minho... Disse adeus aos velhotes no mais profundo alentejo... Filmei e fotografar muito... Ouvi a minha música... Descansei… etc.etc.etc.

Adorei o Norte do País. Conhecia mal, confesso, mas a verdade é que a minha paixão continua a ficar no Alentejo! Foi aí que as camisolas de malha (e várias em cima umas das outras, que os nortenhos usam, tipo cebola!) foram substituídas pelas t-shirts. Foi no Alentejo que o AC do carro voltou a funcionar; que as rectas vieram substituir as 1001 enjoativas curvas; que a paisagem deixou de ser “cinzentona” e passou a ser uma planície verde; foi aí que os velhotes sentados nos bancos começaram a sorrir à nossa passagem; foi aí…; foi aí…; foi aí…!

Uma das coisas que reparei nos 2200 kms que fiz, foi que: por mais pequena que seja a aldeia de Portugal… ela tem que ter um Castelo…. e um ÈcoMarché. Porquê?

Para mim, a viagem fez-me bem! Muito bem!
Como esperava passei por muitos estados de espírito, mas estava preparado, isso fazia parte! Hoje estou bem comigo mesmo. Estou feliz!

Sinto que esqueci o que tinha para esquecer, que lembrei quem tinha que lembrar, que arrumei a cabeça e que recarreguei as baterias! Aprendi a valorizar, lidar e até aproveitar a solidão! Eu que não conseguia almoçar fora sozinho! Sim… Sem dúvida que aprendi muito comigo mesmo!
As férias ainda não acabaram mas acho que posso concluir que esta decisão (nada fácil de tomar) foi benéfica para mim, assim como espero que seja... para todos aqueles que me rodeiam!

Vemo-nos por aí!

Dia#7 - O Meu Alentejo!

Mais um check-out e caminho ao “meu” Alentejo… Digo “meu” porque tenho de facto uma paixão, proximidade e afinidade muito grande com esta região Portuguesa.
Tenho muitas origens que me ligarão para sempre ao Alentejo e sinto que essas origens foram-me "muita" bem cravadas na costela. Esta “vida” do Alentejo está-me no sangue… corre-me nas veias -passar na Travessa da Cancella e não ver a Palmirosca à janela é algo que ainda custa-.

Passei por sítios lindíssimos como: Vila Boim, Borba, Estremoz, Redondo, etc. até que acabei na cidade culpada por tudo aquilo que disse atrás: Évora.

Para cumprir a tradição, passei pelas sempre bonitas arcadas de Évora, fui à Sé, à Praça do Giraldo, e também fui tirar aquela fotografia que nunca ninguém tirou… ao templo de Diana. (Devo ter uma foto daquela “porcaria” de cada vez que vou lá… e não assim tão poucas).
Fui lanchar ao Arcada… (o mítico Arcada) e depois acabei o dia a passear e a contemplar aquela bonita cidade.

Este post é um bocado repetitivo e nostálgico, mas quem conhece Évora percebe o que quero "dizer"… Quem me conhece bem, vai perceber ainda melhor!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dia#6 - Adeus Norte, Olá Alentejo!

(Infelizmente a situação da Internet móvel não se resolve, pelo que este deve ser o último post antes do meu regresso a Lisboa!)

Primeiro dia em que me senti realmente mal numa sala de refeições! Falo-vos do pequeno-almoço na estalagem!
Que praga de casais apaixonados! Em 20 mesas disponíveis estavam para aí umas……… 19 ocupadas com jovens de dedos entrelaçados, e claro... a 20ª mesa era para o Vaskini… Ali, sozinho e amoroso… a comer a sua “sandocas com queijo”.

Despachei-me e segui viagem. Mais um check-out e uma rápida partida à procura de novas estradas, novas paisagens, novas emoções.

Fui explorar melhor a Serra da Estrela. Vistas de cortar a respiração! Perdi a conta às vezes que subi e desci a serra. Fui à Torre (como verdadeiro camisola amarela ), ao Poço do Inferno, a Manteigas, Seia, Penhas Douradas, etc. etc.

Pelo meio, ficam 2 bons momentos para mais tarde recordar:
1) Uma das descidas da Serra foi toda feita em TT (paixão antiga). Por um lado, foi assustador estar ali sozinho, no meio do nada… sem ninguém, nem rede no telemóvel. Por outro lado, são estes momentos de “relativa liberdade” que me dão mais gozo!

2) Almoço numa tasca “castiça” perto de Seia. P: – “O que é que tem para comer” / R: - “Oh meu Amigo… Aqui você come o que lhe apetecer! É só dizer!”

Com a Serra a ficar para trás e Elvas como destino próximo, passei em mais algumas aldeias/vilas/cidades. Ainda tentei ver Castelo Branco, mas a mudança de hora fez cair o dia bem cedo, pelo que segui viagem até à fantástica estalagem em Elvas, de onde vos escrevo e de onde me despeço.

Dia#5 - Assim Sim!






Esta foi sem dúvida a etapa em que vivi mais intensamente as emoções que idealizei quando me propus a fazer esta viagem.
Saída do Hotel bem cedo. Um dia de sol excelente, com um frio seco que não pedia licença para ir directo aos ossos.
Também directo, fui eu ao castelo de Bragança… e que agradável surpresa! Pouca gente neste castelo, muito bem conservado… muito arrumado. Lindíssimo.



Depois começa a descida pelo “nosso” Portugal, passando por sítios todos eles fantásticos: Mirandela, Foz Côa, Celorico de Basto, Belmonte, Covilhã, e muito mais… Ao final do dia, a chegada à estalagem.


De todos os alojamentos, este é sem dúvida aquele que fica com o 1º lugar do podium. Muito, muito giro!

Para combater o muito frio que estava cá fora, acabei o dia à lareira, no bar do hotel, a beber um “copo” e a contemplar uma imponente lua cheia.

sábado, 27 de outubro de 2007

Dia#4 - Recuperar Tempo Perdido

Em tempos, uma pessoa importante na minha vida... Dizia-me que todas as doenças têm uma razão de ser. Desde a dôr de cabeça, à miopia, passando pela dôr de dentes!
Isso fez-me pensar no que tinha acontecido no dia anterior. Terá sido por acaso aquela irritante indisposição, ou terá apenas tido origem nos meus dias de solidão?!
Parando para pensar nisto... confesso que tive ainda mais forças para continuar e acordei (quase) como novo...

Segui viagem e fui ver tudo aquilo que não tinha conseguido na véspera. Com calma... visitei Braga e Guimarães e depois então segui para Bragança passando pelas mais bonitas e pacatas aldeias de Portugal.


Passei por exemplo por Chaves. Uma cidade bem mais pequena do que pensei, mas muito engraçada!
Passei por lá, lanchei por lá, fotografei por lá… Ah por falar nisso: Fotografava eu animadamente uma igreja, onde muita gente me olhava de alto a baixo… Pensei de imediato: “Nada simpáticos os flavienses”, até que me aproximo…. E vejo que estava a fotografar um velório.
Respondi aos “velhotes” com um encolher de ombros e um sorriso amarelo, como quem queria dizer: “Acontece aos turistas…”


Foi também nesta "etapa" que o carro cumpriu os seus primeiros 1.000 kms. PARABENS :)


(Obrigado pelas muitas mensagens que tenho recebido de conforto, apoio, amizade, etc...)

Dia#3 - Dia Não


Pois é... aquele peixe a que eu denominei, cedo demais, de: BELO... Ofereceu-me uma BELA intoxicação alimentar na noite de 4ª para 5ª feira!
Foi uma noite violenta. Sem dormir e a vomitar bastante!
Na manhã seguinte resolvi ainda assim seguir viagem. Com grande esforço (porque a cabeça pesava mais que o corpo todo) passei nas Dunas de São Jacinto e fui rapidamente até Guimarães.
Embora me estivesse a tentar enganar do contrário, eu estava muito longe de estar bem. Cada vez que os meus lábios tocavam num pouco de água, o enjoo rapidamente tomava conta de mim!
Foi então em Guimarães, que ao meter um pé fora do carro, senti-me completamente derrotado. Arrepios de frio e dores de cabeça levaram-me rapidamente à Pousada, onde passei tarde e noite de cama, com enormes febrões.


Já na Pousada... e no meio de toda a febre e do pouco que ainda conseguia abrir os olhos, lá ia conseguindo ver um outro anúncio que IRRITANTEMENTE só faziam promoções a peixes. O Continente ao Robalo, o Carrefour à Pescada, o Feira Nova à Dourada… Será que esta é a semana do peixe nos hipermercados todos? GRHHHHHH!!! “Não me falem em peixe, OK?!”

Digam lá que não é azar!!!

(Ah... a cama da pousada ainda era maior que a de Aveiro)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Dia#2 - Até Aveiro

(Não há dia#1 porque estou sem net no portátil. Espero resolver quando encontrar uma loja de informática, mas pelos vistos, é coisa difícil acima do Cabo da Roca)

Olá a todos.
Depois de 24 horas dedicadas à família que está espalhada pelo país , em Leiria, Coimbra e Aveiro, eis que a minha solidão se torna a mais pura das realidades…

O meu carro novo, tem sido um “companheiraço” e temo-nos divertido muito os 2… temos rido, temos falado, temos cantado… Sim… estou/estamos oficialmente maluco(s)!

Assim que me apanhei a sós em Aveiro fui até à Costa Nova, uma zona lindíssima com casas super coloridas que acompanham uma enorme extensão de areal.
O frio que se fazia sentir, tirou-me a vontade de dar um salto até à praia.

Depois, um passeio a pé pelo centro da cidade… resultado: perdi-me, claro!
Andei cerca de 2 horas à procura do meu carrinho… mas sem uma única referência a onde ele estava, e graças à minha persistência, lá o encontrei e claro... beijei-o loucamente o no reencontro! Ah, também lhe pedi desculpa!

Depois fui jantar… perdi a vergonha e mandei vir uma boa garrafa de vinho, para acompanhar um peixinho grelhado (belo peixinho têm os aveirenses), e claro… a ver o benfas! Os “gajos” daqui também gostam do Benfica… O Restaurante quase que vinha abaixo quando o Cardozo (irrita-me quem insiste em dizer: cÁrdozo) meteu aquela “batatinha”!
Entretanto vim conhecer o Hotel! Agradável surpresa... Belo quarto, mas fiquei com 2 dúvidas, com que vos deixo por hoje:

1º.- Porque é que 1 hora de Internet custa 5 EUROS! 5 EUROS!!?!?!?!?
2º.- Porque é que quando venho acompanhado para hóteis, os quartos têm sempre camas separadas… e porque é agora que venho sozinho, a cama é quase maior que a de minha casa???

Aiiiii…..

Amanhã… rumo a Braga!

sábado, 20 de outubro de 2007

Aí vou eu!!!

O cansaço é enorme... a sensação é a de dever cumprido... é estranho ver tantas horas de trabalho, passarem tã rápidas! A festa da Vsp correu bem... e estou muito satisfeito com o resultado final.

Enfim... mas porque a vida continua... há uns meses atrás decidi fazer uma viagem que agora se concretiza e que consta em...

Conhecer um pouco melhor o nosso país. A partir de hoje mesmo, vou dar uma volta a Portugal, no meu carro novo e completamente... SOZINHO!

Embora haja muita gente a não acreditar que vou sozinho... embora tivesse pensado 1001 vezes se o devia fazer, as dúvidas acabaram por se dissipar e estou pronto para arrancar!

Quero ver as imagens que só se vêem nos jornais, nas revistas, na publicidade... Quero meter o carro nas estreitas ruelas do alto minho... Quero dizer adeus aos velhotes no mais profundo alentejo... Quero filmar e fotografar muito... Quero ouvir a minha música... Quero ver os meus filmes... Quero dormir, descansar!!! Quero estar tranquilo.

Sei que vou passar por todos os estados de espírito possíveis e imaginários nestes 10 dias... mas acho que é mesmo disso que preciso. Quero reaprender a estar só comigo.

Esta viagem... dedico-a a todos aqueles (e não foram assim tão poucos) que não acreditavam que eu tivesse a coragem necessária para a fazer.

Despeço-me de todos, e graças às "novas tecnologias" prometo dar-vos notícias (neste blog) dos sítios por onde for passando!

Aí vou eu...

67-EM-13 & Special Day

67-EM-13: Esta é a nova matrícula do meu carro! Ainda não o vi porque estou em casa e vou buscá-lo daqui a pouco!

Quem me conhece sabe que hoje é um dia muito especial para mim. Para além de ir buscar o meu carro novo, a minha empresa lança hoje um novo site e esse feito é comemorado com uma festa no OpArt Café lá mais para o final da tarde.

Será certamente um dia cheio de emoções fortes.

Amanhã, parto para a minha "Volta a Portugal"... depois explico melhor!

Adeus... vou buscar o meu carro novo :) e entregar o meu c4 :(

Continente Offline

De facto o "otário" até devo ser eu, porque foram já umas... 6 ou 7, as vezes que fiz compras naquele hipermercado cujo nome não posso dizer, mas que começa com um C, acaba com um E e no meio tem as letras: ONTINENT.

De facto é cómodo aquele conceito de fazer compras sentadinho no sofá, sem ter que levar com o cheiro horrível da velha do bigode, nem com os empurrões dos "Zé Tonis" desta vida. Só que....... também há muitos incovenientes.

Por exemplo: Sinto-me incapaz de fazer as compras todas em 5 ou 6 minutos. E sabem porquê, não sabem? É que quem me conhece, sabe bem que eu não consigo estar mais do que 5 ou 6 minutos acordado no sofá! E o que é que sucede então? É que cada vez que acordo, o registo já expirou e como tal tenho que fazer novamente o login!

Por acaso "aquilo" até grava as compras que tínhamos feito até adormecer, só que depois acontece outro problema... os problemas de raccord! É que desta vez, por exemplo, entregaram-me 6 KILOS DE CEBOLAS!!! Sim, leram bem... 6 KILOS! Fui confirmar ao pedido e o mais estúpido é que... SIM, Eu pedi mesmo 6 KILOS! É óbvio que isto aconteceu porque cada vez que acordava, pensava: "Ah espera.. Preciso de cebolas... e pimba: Mais um saco de 1,5 kg! Fazendo contas às 4 vezes que adormeci, sim... bate certo: 6 Kilos!

(a propósito... se alguém precisar de cebolas, passem cá em casa)

Outro dos incovenientes é o facto dos "caramelos" terem a mania de uma destas duas coisas: Ou me entregam coisas que eu não pedi; ou esquecem-se de qualquer coisa.
Com a 1ª posso eu bem, e ainda me fico a rir... Agora com a 2ª.... Badamerda! E claro que é a segunda, a mais frequente lá por casa.

Desta vez esqueceram-se de me entregar um peito de peru, ou lá o que era... (também nao faço ideia porque é que comprei um... peito de peru!!?!?!). Para compensar enganaram-se e entregaram-se um esparguete à bolonhesa... CONGELADO! Obrigado Continente por me ajudares à engorda! (Ups, não podia dizer CONTINENTE)

Os jovens do continente também gostam muito de fazer as "Subsituições de produto", que é quando algum produto está esgotado, substituem por um.......... que lhes apetece.
Por exemplo: pedi uns "Maltesers de chocolate branco" e entregaram-me um TOBLERONE!!!!!
Para além de eu não gostar de toblerone, a porcaria do chocolate custa mais 1 euro e tal que os MEUS Maltesers.

Mas será que dá, uma vez que seja, para me entregarem apenas e só o que eu comprei, sem quaisquer enganos??? GRHHHHH

Definitivamente acho que tenho de mudar para o trevo na tromba do elefante... Salvo seja!

domingo, 14 de outubro de 2007

E o destino foi... Bolonha!

Perto das 07:00 foi anunciado o destino.
Confirmava-se o país que desconfiava (Itália), mas a cidade surpreendeu toda a gente: Bolonha

À primeira vista, não é uma cidade espectacular... mas "explorando" bem, encontram-se uns "spots" muito interessantes!

Finalmente conheci Itália e embora esperasse mais das ITALIANAS (não estou a falar do café), e da simpatia deste povo, pode dizer-se que gostei muito da viagem.

Acima de tudo diverti-me muito em cada minuto que passou... sempre rodeado de boa companhia, bom vinho, muitos kms percorridos, muita dança e muitas, muitas gargalhadas!

Saldo francamente positivo!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Há vida a esta hora?

Bom dia... ou... Boa noite!

O relógio marca 5:40 da manhã. Olho à janela e não mexe nem uma folha de árvore!
Estou de partida para o aeroporto. É ritual do meu local de trabalho, fazer uma viagem surpresa em cada aniversário da agência, com uma particularidade.... é surpresa!!!

Ou seja... ainda tenho os olhos colados, não fazia ideia que havia vida a esta hora... e estou de partida........... não sei para aonde!!!
Só sei que tenho que estar às 06:45 no aeroporto.

Aguardem notícias.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Já está!

Enchi-me de coragem.

Procurei o número do comercial na minha agenda.

Carreguei no botão verde.

Falei com o jovem e disse-lhe: "Fico com o carro"!

Pronto, é só para partilhar convosco que acabei de me "entalar" e o "meu" C4 Picasso já está a matricular.

Uma semana e... é meu!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Maldita Agenda

A semana ainda agora começou e vejam só o caos da minha agenda... Grhhhhhh!

(Sim... desfoquei a imagem para não terem acesso a assuntos confidenciais!) Seus cuscos :)

sábado, 6 de outubro de 2007

Gostei!

Grande filme!
Infelizmente, ainda é preciso fazer campanhas assim...


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O quê?! O Benfica Perdeu?

Ter um lugar cativo no piso 1 do Estádio Luz, é de facto... um granda nível!

Ando maravilhado com aquilo!

Mas vamos por partes... A compra dos lugares foi curiosa uma vez que queríamos 3 cadeiras seguidas e aquelas que comprámos eram praticamente as únicas disponíveis no piso 1. Achámos um bocado estranho, mas atirámo-nos de cabeça.

Agora, jogo após jogo, vamos percendo o porquê DAQUELAS 3 cadeiras estarem vagas.

1º Jogo (Sporting): Chovia torrencialmente em Lisboa, mas dos 60.000 adeptos no estádio da Luz, 59.997 estavam sequinhos!
É preciso dizer quem é que estava ensopado?! É que os nosso lugares ficam debaixo de uns candeeiros tão anormais, que fazem de goteira só para os lugares 22, 23 e 24.

2º Jogo (Shaktar): Cheguei ao meu lugar e a "minha cadeira" estava pintada de outra côr.... pelos pombos!

Depois é aquela sensação de que está tudo com ar de gozo a olhar para nós e a pensar: "Olha os otários que foram comprar os 3 piores lugares do estádio", acompanhados obviamente de um sorriso cínico, muito cínico!

Mas enfim, nem tudo é mau...

Por exemplo, ontem fui ao jogo e descobri que no intervalo servem-se cervejas com álcool (proibido no resto do estádio), bifanas no pão (que bom aspecto), cachorros, e... acreditem no que vos dizer: CALDO VERDE!!!

Pára tudo...

Como é possível vender-se caldo VERDE no estádio da LUZ, onde tudo é Encarnado e onde os benfiquistas estão mais alérgicos do que nunca, a tudo o que é Verde!?

Para além de todos estes luxos, há miúdas bem giras ali à volta!

Li hoje no jornal que o Benfica tinha perdido!
É verdade? Com tudo isto, nem dei por nada...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Primeiro Rei!

Perguntaram ao Gui (meu afilhado) quem foi o 1º Rei de Portugal.

Resposta pronta: "Luís Filipe Vieira".


Mai Nada! Vai buscar!
Já ganhou!!!!

Guilherme 1 - Afonso Henriques 0

(A pedido do pai do Guilherme fui obrigado a dizer que ele tem 5 aninhos :) )